FEAPAES-SP: legitimidade para lutar pela educação especial
Postado em: 04/03/2022 09:26:08

Federação Estadual articula há anos a continuidade da educação especial a milhares de pessoas com deficiência

 

Fundada em 1993, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), tem uma vasta experiência para debater com os gestores públicos a necessidade da educação especial, uma ferramenta importante que promove o empoderamento e a inclusão social da pessoa com deficiência.

 

Vera Lucia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP pelo triênio 2021 a 2023, possui grande experiência na causa da pessoa com deficiência, tendo em vista que atua no movimento das APAES há mais de 20 anos. Ao lado de sua diretoria executiva, em especial, da sua antecessora e atual diretora social, Cristiany de Castro, que também atua como secretaria executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa das APAES e Pestalozzis, com know-how de mais de 10 anos na defesa dos direitos das PCDs não medem esforços quando o assunto é a continuidade da educação especial.

 

Vale ressaltar que as principais defesas da FEAPAES-SP na área são:  o aumento do per capita, considerando que o valor pago atualmente de R$5.200,52 para Deficiência Intelectual e R$13.767,73 para Transtorno do Espectro Autista é inferior ao valor de custo real. A abertura de vagas para o atendimento de autistas e deficiência intelectual (DI), bem como a reconsideração o da necessidade de profissionais de apoio, acompanhantes especializados e cuidadores com curso especializado. Uma outra preocupação são os usuários acima de 30 anos, pois a partir dessa idade são desvinculados das escolas de educação especial financiadas pelo Estado. Muitas APAES enfrentam dificuldades com a falta de financiamento, dificultando o redirecionamento para a área da assistência social e a efetiva inserção no mundo do trabalho.

 

Para tanto, entre 2021 e 2022, a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) provou diversas articulações e participou de vários momentos de debate a respeito da continuidade da educação especial. Em abril de 2021, a presidente da FEAPAES-SP reuniu-se com integrantes da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo; em agosto do mesmo ano a FEAPAES-SP participou de audiência no Supremo Tribunal Federal - STF que tratou da educação especial; no mês de setembro, a presidente da FEAPAES-SP participou de reunião com ministro da educação Milton Ribeiro e em outubro com vice-governador Rodrigo Garcia.

 

E não parou por aí, em novembro de 2021, Vera Lucia esteve com o governador João Dória para tratar dos serviços educacionais nas APAES paulistas e a diretora social Cristiany de Castro, esteve com o secretário da educação, Rossieli Soares.

 

Em 2022 as articulações continuaram, no mês de fevereiro Cristiany, acompanhada do deputado Marcio Alvino, esteve com o vice-governador, Rodrigo Garcia.

 

“Infelizmente, muita gente que não faz parte do movimento, que quer se valer dos pleitos coletivos em virtude da força da rede tem buscado se beneficiar, mas o que importa é que o grupo é unido e que as defesas dos direitos das pessoas com deficiências têm sido defendidas por quem tem legitimidade para tal”, conclui Vera.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas