Presidente da FEAPAES-SP solicita ao governador que pessoas com deficiências sejam incluídas nos grupos prioritários de vacinação
Postado em: 27/01/2021 08:56:48

Além de prioridade na vacinação contra a Covid-19, a presidente também solicita que o retorno as aulas não aconteçam antes da imunização

 

A presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), Vera Lúcia Ferreira, com o objetivo de defender os direitos da pessoa com deficiência, enviou na tarde de ontem (26), um ofício para o governador do estado de São Paulo, João Doria, solicitando que as pessoas com deficiências sejam incluídas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. O ofício reitera o pedido já feito ao ministro da saúde, Eduardo Pazuello, e ao secretário de saúde do Estado, Jean Carlo Gorinchteyn. 

 

O pedido é pautado no fato de que, as pessoas com deficiências intelectual e múltipla, bem como os autistas, pertencem ao grupo de risco devido as comorbidades preexistentes em seus quadros clínicos, como hipertensão, restrições respiratórias, doenças neurológicas, dificuldades de comunicação, entre outros. “Além das comorbidades clínicas, como diabetes e obesidade, as pessoas com deficiências também estão em desvantagem quando o assunto é prevenção. A maioria não tolera o uso de máscaras, não conseguem ter uma rotina correta de higiene, com o uso de álcool em gel. Nosso pedido é urgente”, afirma a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lúcia Ferreira.  

 

Além de prioridade na fila da imunização, a presidente ainda solicita que o retorno às aulas só aconteça após a vacinação de todo o grupo. Um ofício solicitando uma audiência para tratar da pauta, também foi enviado, há alguns dias, para o secretário de educação, Rossieli Soares.

 

Foto: Vera Lúcia Ferreira, presidente da FEAPAES-SP

Fonte: Assessoria de Comunicação

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas