Inédito: FEAPAES-SP lança e-books e anais do seu I Congresso Científico Online com ISBN
Postado em: 19/01/2021 13:45:08

O International Standar Book Number (ISBN) proporciona maior notoriedade no que diz respeito a qualidade e maior peso no CNPq e CAPES

 

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), por meio do seu Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP, acaba de lançar dois e-books e um anais com artigos aprovados pela comissão científica do I Congresso Científico Online da FEAPAES-SP, que aconteceu de 24 a 27 de agosto e que fez parte da série Saberes e práticas sobre a questão da pessoa com deficiência: conhecer para transformar. A instituição recebeu artigos de 23 estados brasileiros, além de Portugal e Moçambique.   

 

Além das palestras, o inscrito tinha a opção de enviar artigos dentro dos temas: Empregabilidade, política de trabalho para pessoa com deficiência; Habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência na área da saúde; Práticas de gestão nas organizações da sociedade civil; A política de assistência social no atendimento à pessoa com deficiência; Política educacional, processos educacionais voltados a pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e Defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência.

 

Os artigos enviados pelos inscritos, resultaram em dois e-books, com 20 artigos cada, e um anais, com 64 trabalhos. As três publicações possuem o ISBN (International Standar Book Number), um padrão numérico que identifica as publicações, tendo difusão global. A sequência é criada a partir de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo, composta por 13 dígitos que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição da obra. “As publicações que possuem o identificador (ISBN, ISSN e DOI) apresentam maior notoriedade quanto a qualidade de seu conteúdo, bem como, maior peso como publicação no CNPq e na CAPES, órgãos ligados à produção científica no Brasil”, explica Denise Costa, professora doutora em serviço social e coordenadora do UNIAPAE-SP.

 

As três publicações já estão disponíveis para consulta e downloads no site do UNIAPAE-SP. Trata-se de um material rico para a pesquisa acerca de temas relevantes ao universo da pessoa com deficiência. “O material mostrou-se relevante e servirá de referência para profissionais, pesquisadores, estudantes e familiares que queiram se aprofundar na temática da pessoa com deficiência”, destaca Denise.

 

Para a nova presidente da FEAPAES-SP, Vera Lúcia Ferreira, as publicações representam um marco importante para o movimento apaeano, pois retrata a prática e os estudos desenvolvidos, ao mesmo tempo em que serve de base/orientação para outras práticas e pesquisas, criando-se assim um ciclo de qualificação pessoal, técnica e científica. “Nossa intenção é promover um espaço contínuo de construção do conhecimento, construção essa que é coletiva, contando com a participação de todos. Pois acreditamos que a ciência e a pesquisa têm papel fundamental no desenvolvimento de nossa sociedade”, completa a presidente.

 

As três publicações podem ser consultadas no site do UNIAPAE-SP (www.uniapaesp.org.br) ou no link: https://uniapaesp.org.br/site/congresso-cientifico/e-books-e-anais-do-1o-congresso-cientifico-online/

 

 

Revista APAE Ciência

 

Além das três publicações, os artigos do I Congresso Científico Online da FEAPAES-SP também resultaram em uma edição da Revista APAE Ciência, produzida pela APAE Brasil. “A APAE Brasil havia nos solicitado artigos, e nos comprometemos a fazer um dossiê para eles, ou seja, um número da revista exclusivamente nosso. Assim, após a análise dos artigos escolhemos alguns para enviar para a APAE Ciência, foi uma tarefa difícil, pois tivemos muitos artigos de altíssima qualidade”, conclui Denise.

 

A Revista APAE Ciência pode ser consultada no link: http://apaeciencia.org.br/index.php/revista

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas