Nesta segunda-feira (15/09), a presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), Dra. Cristiany de Castro, acompanhada do diretor social da organização, Cézar Vilela, o procurador jurídico, Dr. Paulo Vieira, estiveram em reunião no gabinete do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, juntamente com o deputado federal, Cezinha de Madureira, para apresentar os pleitos do Ofício nº 159/2025 que propõe uma parceria direta entre as APAEs e o Governo do Estado para a realização de diagnóstico e atendimento na área da saúde voltado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa busca reconhecer e potencializar a capilaridade e a expertise da Rede Apaeana, que há décadas atua de forma ininterrupta no atendimento às pessoas com deficiência, incluindo diagnóstico precoce, terapias especializadas e acompanhamento familiar.
De acordo com dados do Observatório dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, cerca de 79,1% das pessoas atendidas apresentam diagnóstico de TEA, sendo que muitas ainda aguardam em filas para serviços especializados. Nesse sentido, a proposta da Federação representa um avanço essencial para ampliar o acesso, reduzir filas e garantir um cuidado digno e contínuo a milhares de famílias.
“Estamos confiantes de que esta articulação junto ao Governo do Estado trará ganhos significativos para a política de saúde voltada às pessoas com TEA, fortalecendo a rede de cuidados e ampliando oportunidades de desenvolvimento e qualidade de vida”, destacou a presidente da FEAPAES-SP, Dra. Cristiany de Castro.

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.
Todos os direitos reservados.