FEAPAES-SP fecha parceria que irá financiar implantação protocolo PediaSuit nas APAES paulistas
Postado em: 29/04/2022 16:23:33

Projeto humanitário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias irá destinar R$1.520.00,00 para aquisição do equipamento e para capacitação profissional.

 

Na tarde de ontem, 28 de abril, representantes da Federação das APAES do estado de São Paulo (FEAPAES-SP) estiveram na secretaria de saúde do Estado, juntamente com membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e com o deputado federal e presidente da frente parlamentar em defesa das APAES e Pestalozzis, Marcio Avino, para fechar a parceria para implantar o protocolo PediaSuit nas APAES paulistas.

 

A parceira, que terá o financiamento de R$ 1.520.00,00, consiste na compra dos equipamentos necessários e na capacitação de cem profissionais das filiadas para implantação do protocolo PediaSuit.

 

Na reunião estiveram presentes o 1º diretor financeiros da FEAPAES-SP, Cézar Vilela, o gerente geral, Lucas Almeida, o gerente de bem-estar e autossuficiência da Área Brasil da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, Paulo Araújo, e o coordenador de projetos humanitário, Rodrigo Catingueira, o secretário executivo de saúde do Estado, Eduardo Araújo e o assessor da secretaria de saúde, Thiago Gonçalves.

 

“Essa é uma importante parceria para a Federação das APAES e principalmente para as APAES filiadas. A parceria com a igreja é de longa data, anteriormente doamos mais de 2 mil cadeiras de rodas para os usuários de todo o estado de São Paulo. Agora com a implantação do protocolo PediaSuit, nosso objetivo e ampliar a reabilitação das pessoas com deficiência, por meio desse método terapêutico revolucionário” explica a presidente da FEAPAES-SP, Vera Lucia Ferreira.

 

Protocolo PediaSuit

O Pediasuit é o método indicado para tratamento de pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, oriundos de paralisia cerebral, lesões cerebrais, autismo, dentre outros diagnósticos. Ele auxilia no desenvolvimento e crescimento de crianças, e quando aplicado em adultos pode recuperar movimentos perdidos.

 

Na terapia é utilizada um colete (Suit) e a gaiola (Spider), que tornam possível reproduzir a musculatura, permitindo que haja um reposicionamento do corpo, melhora da postura, ajuste de movimentos e fortalecimento dos músculos.

 

O colete foi desenvolvido nos anos 70, pensando para astronautas, que após idas ao espaço retornavam à Terra com problemas como a perda da densidade óssea, alteração da integração das respostas motoras e desequilíbrios homeostáticos, devido à ausência de gravidade.

 

Após estudos, a tecnologia do suit passou a ser compartilhada com os profissionais da fisioterapia, pois identificaram que os efeitos da ausência de gravidade eram similares aos problemas físicos de pacientes com paralisia cerebral e outras condições neurológicas.

 

Tem se tornado um dos métodos mais eficientes para auxílio na melhora da coordenação motora e controle muscular de pacientes de todas as idades.

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas