FEAPAES-SP é citada em artigo de renomada revista científica internacional
Postado em: 02/10/2020 15:23:41

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) tem entre seus objetivos, apoiar pesquisas que visam a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Diante disso, firmou uma importante parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que permitiu a participação de 300 usuários de APAES paulistas na pesquisa Padrões e Determinantes e Composição Corporal em Indivíduos com Deficiência Intelectual.

 

O projeto de pós-doutorado do professor de educação física, Fabio Bertapelli – fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP - teve a participação do coordenador de educação física, desporto e lazer da FEAPAES-SP, Roberto Soares, e foi destaque na revista cientifica Adapted Physical Activity Quarterly, revista da Federação Internacional de Atividade Física Adaptada. O objetivo geral da pesquisa na sua primeira fase foi avaliar os padrões e determinantes de crescimento e obesidade em mostra populacional de crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual (DI) do estado de São Paulo. Na fase dois da pesquisa, o intuito foi avaliar a composição corporal em jovens com DI do estado de São Paulo.

 

O que o estudo publicado é o primeiro a nível internacional e certamente vai ajudar profissionais do mundo todo. A Adapted Physical Activity Quarterly é a revista científica de maior prestígio na área.

 

“A FEAPAES-SP considera pauta de alta prioridade o apoio a pesquisas científicas, missão essa que cabe não apenas aos governos, mas também as instituições e iniciativa privadas. Somente a partir do incentivo a comunidade cientifica é que obteremos os melhores resultados de impacto social”, destaca a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro.  

 

O uso da equação desenvolvida atualmente pode também contribuir para novos estudos. Por exemplo, a FEAPAES-SP e a Unicamp já estão planejando utilizar a equação para avaliar o impacto da pandemia nos níveis de percentual de gordura dos usuários das APAES assim que as atividades presenciais forem retomadas. Além disso, a avaliação da gordura corporal desses indivíduos pelos profissionais das APAES mediante uma equação simples será extremamente útil para avaliar a eficácia de intervenções para redução da obesidade de nossos usuários.

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas