I Congresso Científico Online da FEAPAES-SP teve mais de 880 inscritos
Postado em: 02/09/2020 16:12:56

Evento atraiu inscritos de 23 estados brasileiros, além de outros países, como Portugal e Moçambique

 

 

O I Congresso Científico Online da FEAPAES-SP, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de agosto, atraiu o interesse de estudiosos da causa da pessoa com deficiência de diversas localidades do Brasil e do mundo. Isso porque o evento teve 882 inscritos e125 artigos submetidos. O evento foi realizado pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e pelo Instituto de Ensino em Pesquisa UNIAPAE-SP, e teve como tema: Intersetorialidade: saberes e práticas sobre a questão da pessoa com deficiência.

 

De acordo com a organização do evento, os temas das palestras despertaram o interesse de estudiosos de Portugal e Moçambique, e de 23 estados brasileiros, que são Pará, São Paulo, Alagoas, Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Amapá, Alagoas, Amazonas, Rondônia, Pernambuco, Maranhão, Piauí.

 

“Desde o início nos preocupamos em buscar temas relevantes e que contribuíssem para a causa da pessoa com deficiência. Temos certeza que será um evento que proporcionará muito conhecimento aos participantes”, afirma Denise Costa, professora doutora em serviço social e coordenadora do UNIAPAE-SP.     

 

Além de contar com a expertise da FEAPAES-SP, o congresso teve o apoio da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp) e teve como objetivo incentivar estudos, pesquisas e discussões acadêmicas voltados ao universo da pessoa com deficiência. “Há alguns anos, a FEAPAES-SP busca participar de estudos acadêmicos voltados à pessoa com deficiência, já realizamos parcerias com diversas universidades e grupos de estudos, em 2019 criamos o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-SP com objetivo de fortalecer o conhecimento em terceiro setor. O Congresso Científico veio para reunir e construir saberes, para que possamos disseminar informações entre entidades, profissionais, poder público, estudantes e pesquisadores” explica a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro. 

 

Palestrantes

 

No primeiro dia de evento, 24, foram apresentadas duas palestras, a primeira foi Os direitos da pessoa com deficiência e seus desafios na contemporaneidade, com a professora e mestre, Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior. Na sequência, o professor e mestre, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis falou sobre Tribunais de contas e parcerias com o terceiro setor.

No dia 25, segundo dia de evento, a professora doutora, Debora Deliberato falou sobre Tecnologia assistiva. No mesmo dia, também aconteceu a palestra Transtornos do desenvolvimento: causas genéticas, ambientais e epigenéticas, com o professor doutor Décio Brunoni.

 

O tema Educação inclusiva e o futuro das instituições especializadas no Brasil abriu o terceiro dia de evento, com a professora doutora, Enicéia Gonçalves Mendes. Na sequência, aconteceu a palestra Autismo na primeira infância, com a professora doutora, Érika Parlato de Oliveira. E no último dia de evento, o público assistiu a palestra As APAEs e o sistema único de assistência social, com o professor doutor, Edgilson Tavares Araújo. O evento foi fechado pelo professor doutor Wederson Rufino dos Santos, com a palestra Proteção social para pessoas com deficiência.

 

 

 

 



 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas