FEAPAES-SP lança cartilha sobre saúde emocional e a pandemia de Covid-19
Postado em: 17/07/2020 16:56:55

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante uma pandemia do novo coronavírus, Covid-19, é esperado que estejamos frequentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento. Com objetivo de apresentar algumas medidas simples que possam auxiliar as pessoas a enfrentarem esse momento difícil e manter uma boa saúde emocional a Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) produziu uma cartilha com o tema “Saúde emocional e a pandemia de Covid-19”.

 

Estima-se, que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não seja feita nenhuma intervenção de cuidado específico para as reações e sintomas manifestados. Os fatores que influenciam o impacto psicossocial estão relacionados a magnitude da epidemia e o grau de vulnerabilidade em que a pessoa se encontra.

 

“A pandemia do COVID-19 vem nos impcatando de maneiras específicas. Esse cenário extremamente instável, a necessidade de permanecer em casa, o distanciamento social, medo da contaminação e a falta de contato físico, tem gerado angústia, estresse e ansiedade, o que nos faz pensar na extrema importância de cuidar de nossa saúde emocional para lidar melhor com essa fase” explica a autora da cartilha e psicóloga, a técnica especializada da área da saúde da FEAPAES-SP, Patrícia Dupim.

 

As epidemias costumam provocar um pânico generalizado na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença — é o caso da infecção pelo novo coronavírus. Para conferir a cartilha acesse: https://mla.bs/5a5b4461.

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP

federação das apaes

do estado de são paulo

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471

Distrito Industrial - Franca - SP

(16) 3403-5010

feapaes@feapaesp.org.br

@feapaes_sp

Proibido cópia ou reprodução sem prévia autorização.

Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por WLSistemas