APAE EXCELÊNCIA: EM BUSCA DA MELHORIA CONTÍNUA, FEAPAES-SP APRIMORA INSTRUMENTO DA QUALIDADE

Uma ação inovadora, que tem foco na melhoria contínua da gestão e do atendimento das APAES às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Este é o Programa APAE Excelência, um aprimoramento da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP) ao projeto Instrumento da Qualidade, criado em 2012, e que tem envolvimento de todos os seus setores.

 

​Com este programa, a Federação  capacita, assessora e presta consultoria para as APAES do Estado de São Paulo baseando-se nos levantamentos documentais e demandas elencadas pelas APAES.

 

 

Quem está participando?

 

As 305 APAES do Estado de São Paulo

 

 

Por quê?

 

O programa tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento e crescimento das APAES e o aperfeiçoamento de seus colaboradores, garantindo assim a qualidade dos serviços prestados por nossas filiadas.

 

As atividades são realizadas por meio do assessoramento técnico da FEAPAES-SP. Todos os setores da Federação estão envolvidos neste programa: Comunicação, Coordenadoria Técnica, Cursos, Desenvolvimento Institucional, Equipe da Qualidade (Assistência Social, Educação, Gestão e Saúde), Financeiro, Jurídico, Ouvidoria e Recursos Humanos.

 

 

Como é?

 

O programa tem várias ações, entre elas:

 

Workshops

Todas as APAES filiadas receberam capacitação e orientação nas áreas de ​​Assistência Social, Educação, Gestão e Saúde. Os workshops foram realizados nas sedes dos 22 Conselhos Regionais.

 

Relatório de Implantação de Melhorias

Após a participação nos workshops, as APAES desenvolveram um relatório com base nas capacitações e no resultado final do Instrumento da Qualidade.

 

Certificado de participação

As APAES que participaram no workshop e apresentaram o Relatório de Implantação de Melhorias receberam o certificado de participação no Programa APAE Excelência. Emitido pela FEAPAES-SP, o certificado atesta que a APAE está participando das atividades e em busca da melhoria contínua na prestação de serviços às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

É uma forma de mostrar a comunidade em geral o anseio da APAE em melhorar suas atividades, buscando a excelência dos serviços prestados.

 

Consultoria

Durante todo o programa, as APAES que tiveram dúvidas na implantação de melhorias receberam visitas técnicas da equipe da Qualidade da FEAPAES-SP para sanar as dificuldades. Todos os setores da Federação estiveram disponíveis para auxiliar as filiadas.

 

- Manuais de Orientações Técnicas nas áreas de Assistência Social, Educação, Gestão e Saúde

​Essas publicações são atualizadas constantemente pelos membros do Grupo de Trabalho (GT)​. Os Manuais, contém informações necessárias para o bom funcionamento de uma APAE e são disponibilizados no site da FEAPAES-SP, na área restrita.

 

 

Benefícios do programa:

 

- Assessoria jurídica e financeira;

 

- Orientação técnica nas áreas de ​Assistência Social, Educação, Gestão e Saúde;

 

- Consultoria na área de comunicação, cursos e desenvolvimento institucional;

 

- Atualização constante através de pesquisas e material disponibilizado pelo Grupo de Trabalho.

 

 

Histórico - Projeto Instrumento da Qualidade

 

O projeto Instrumento da Qualidade foi criado em 2012 com o objetivo de conhecer melhor o perfil das filiadas. Coordenadores de áreas e profissionais de APAES colaboraram no desenvolvimento de checklists e Manuais em quatro áreas de atuação das APAES: Assistência Social, Educação, Gestão e Saúde, definindo, assim, requisitos legais, estatutários e de excelência para os serviços prestados pela APAE. Confira o histórico do projeto:

 

2012: Elaboração de checklists e Manuais

2013 e 2014: Aplicação do Instrumento da Qualidade em 295 APAES

2014 e 2015: Orientações técnicas para elaboração do Plano de Ação em 292 APAES

2016: Criação do Programa APAE Excelência. Realização dos workshops​ com participação de 262 APAES, após as capacitações as APAES encaminharam os Relatórios de Implantação de Melhorias (RIM)

2017: Realização de visita técnica de assessoramento em 81 APAES

 

Em 2018, a FEAPAES-SP irá continuar efetuando as visitas técnicas de assessoramento e desenvolver novas ações do programa de Excelência.

 

Quer mais informações?

 

Entre em contato no telefone (16) 3403-5010 ou pelo e-mail coordqualidade@feapaesp.org.br

 

 

Nosso mais forte objetivo para 2018: a Federação das APAES do Estado de São Paulo mais próxima das APAES!

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 01/02/2018 11:22:48
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP