Dia de Doar acontece nesta terça-feira

Uma data para promover e estimular a cultura de doação para organizações da sociedade civil. Esse é o objetivo do Dia de Doar, que acontece hoje, 1º de dezembro. 


A ideia é que entidades do Brasil inteiro aproveitem a data para divulgar suas atividades e encorajar doações. De acordo com o site diadedoar.org.br, a data é um chamado para celebrar a doação e incentivar doações maiores, melhores e mais inteligentes durante a época de festas. É um princípio norteador para encorajar a criatividade e a energia de pessoas no Brasil e no mundo para trabalharem juntas para o bem.


A iniciativa teve início nos Estados Unidos, em 2012, com o nome de GivingTuesday, e hoje já é realizada em mais de 80 países. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2013.


Segundo a pesquisa World Giving index, o Brasil é o 72º país no ranking global de doações. De acordo com a pesquisa, 34 milhões de brasileiros doam recursos, sendo 30% para igrejas, 30% para pedintes e 14% para a sociedade civil; 26% dos entrevistados não doam. 


O Dia de Doar é promovido pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país. A gestão da campanha é feita pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos).


Como engajar sua organização no Dia de Doar?


Para o sucesso do movimento, é fundamental que as organizações da sociedade civil estejam engajadas na campanha. Se, por um lado, teremos milhões de indivíduos e empresas querendo participar e mobilizar doações, por outro, as organizações terão que estar preparadas para recebê-las. Confira algumas ideias:


Use as mídias sociais para lançar uma campanha de conscientização sobre sua causa e mobilização de recursos. Para isso, use #diadedoar no Facebook e no Twitter.
Integre o Dia de Doar na sua campanha de final de ano. Use esse dia para tentar uma nova estratégia para alavancar doações.
Organize um projeto de voluntariado. Convide doadores e funcionários a se juntarem para comemorar as doações por meio da criação de um dia de atividades ao redor dessa causa.
Tem uma relação próxima com a cidade? Proponha que eles declarem o dia 1º de dezembro como Dia de Doar.
Convide seus doadores a contar suas histórias de doação para que eles inspirem outros a doarem também!


Acesse www.diadedoar.org.br e saiba mais.

O sucesso do Dia de Doar depende do esforço coletivo dos parceiros, das organizações e da sociedade. Participe!

 


Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 01/12/2015 09:16:37
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP