Araçatubense lança livro sobre ensino para autistas

O professor e escritor araçatubense, Juliano Gonçales, lançou o livro “Autismo, Práticas Pedagógicas e Mercado de Trabalho”, que aborda o ensino voltado para os autistas conseguirem desenvolver suas habilidades, por meio de sua capacidade própria.

 

O lançamento foi marcado por uma palestra e aconteceu no último dia 5, nas dependências do Teatro Paulo Alcides Jorge, com a presença de pesquisadores, coordenadores pedagógicos e educadores de diversas áreas de atuação. “O livro aborda especificamente a potencialidade que cada pessoa dentro do espectro tem de desenvolver alguma habilidade com eficiência no processo de ensino e aprendizagem e também no mercado de trabalho”, explica o autor.

Segundo ele, a obra trata os aspectos cerebrais, genéticos, legais e a forma com que eles se relacionam com os processos de ensino e aprendizagem mediados por ferramentas tradicionais da Terapia Comportamental, como o Programa Teacch, o Método Pecs, o Programa Aba, o Método Miller e o Modelo Denver. “Também são apresentados casos de sucesso com o uso da Arte Teatral, do Role-playing Game e do Minecraft como ferramenta terapêutica e pedagógica”, conta.

 

Para escrever a obra, Gonçales se baseou em pesquisas em revistas científicas do Brasil e do Mundo, na leitura de artigos e de livros de especialistas no assunto como José Salomão Schwartzman e Temple Grandin. Ele também buscou informações no trabalho voluntário da AMA (Associação de Amigos do Autista de Araçatuba), observando o dia a dia dos alunos, entrevistando profissionais da área e colhendo depoimentos espontâneos de pais familiares que lhe ajudaram a compreender mais esse universo.

Leia a reportagem completa no link: https://goo.gl/fD2JSy

 

Fonte: Folha da Região
Cadastrada em: 16/10/2018 09:31:40
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP