MESA REDONDA DISCUTIU SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO

Evento fomentou a discussão a respeito da educação inclusiva e o acesso desses alunos no ambiente escolar

 

A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) promoveu ontem, 10 de julho, uma mesa redonda com o tema O Processo do Sistema Educacional Inclusivo. O evento no Teatro Judas Iscariotes, e contou com a presenças de profissionais capacitados sobre o tema.     

 

Dentre as presenças estava Enicéia Gonçalves Mendes, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutora em Psicologia pelo IP- USP, mestrado em Educação Especial na UFSCar, docente do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-graduação em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP), coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial (PROEX/UFSCAR). Possui estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008) e na Universidade de Salamanca na Espanha (2017).

 

Além disso, Enicéia desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar, formação e política educacional. É presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial- ABPEE (2013-2016) e da comissão Organizadora do IV, V, VI e VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), membro do Comitê Assessor do CNPq (2015-2016) e bolsista Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq. 

 

Outros nomes de peso também participaram como, José Rafael Miranda, coordenador-geral da Politica Pedagógica da Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), Fernando Martins, promotor de justiça de Defesa da Cidadania e do Meio Ambiente, Priscila Gimenes, docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e membro do grupo de pesquisa sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ensino, da Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social da Unesp Franca, Samira Germano, pedagoga pela PUC-Campinas, pós-graduada em psicopedagogia pela Unisal, Educação Especial e Educação Inclusiva pela Uninter,  Cristiany de Castro, advogada, procuradora jurídica da APAE Franca e presidente da FEAPAES-SP e Acir de Matos Gomes, graduado em psicanalise, mestrado em linguística e doutorado em língua portuguesa com ênfase em retórica jurídica e procurador jurídico da FEAPAES-SP.

 

Inclusão na educação

 

O debate fomentou a reflexão no que tange o atendimento educacional das pessoas público-alvo da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva. Esses diálogos fortalecem a defesa dos direitos dos alunos e garantem o ingresso e a permanência efetiva no ambiente escolar. "É indispensável evidenciar as demandas e necessidades de recursos e apoios que os alunos, público-alvo da educação especial, necessitam. Além de corrobar na defesa e garantia do direito a educação, com o acesso, participação e permanência do estudante da educação especial", afirma a presidente da FEAPAES-SP.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 11/07/2018 10:54:27
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