Embu das Artes lança projeto Autistas no Esporte

Aconteceu no último dia 9, na cidade de Embu das Artes,  um trabalho pioneiro da região, o projeto Autistas no Esporte, idealizado pelo secretário de Esportes do município Anderson Nóbrega e pela presidente do Borboleta Azul (grupo de pais de autistas), Elaine Andrade. A ação visa incluir a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na prática esportiva. 

O projeto vai atender autistas a partir de 3 anos, e será realizado todos os sábados, das 10h às 11h, contará com uma equipe de profissionais especializada e inicia com cinco modalidades: futebol, basquete, ginástica, dança e circuito funcional.

 

“Autistas no esporte, é um projeto pioneiro na região. É a primeira vez que teremos um trabalho especializado com autistas. A ação será realizada através da união da Secretária de Esportes e com a Secretaria de Saúde, para realizar esse trabalho. O esporte é isso, inclusão”, declarou o secretário de Esportes, Anderson Nóbrega.

 

A prática esportiva como meio terapêutico, segundo o projeto, irá melhorar diversos setores do portador de TEA como: interação social, a parte motora, o desenvolvimento cognitivo (memória, atenção e foco), vai auxiliar na plasticidade neural, trabalhar a autonomia, além de estimular a estrutura do organismo como um todo.

 

De acordo com Elaine Andrade, “o evento abre uma porta para a inclusão do autista, interação social, desenvolvimento e saúde. A inclusão na sociedade é a grande chave do projeto”.

 

O projeto também ajuda as famílias, como comenta a presidente do Borboleta Azul. “Para as famílias essa é uma grande oportunidade para ver a melhora de seus filhos, pois o esporte vai agir de forma terapêutica, a qual infelizmente é muito escassa para essas pessoas, por falta de espaço como esses, com professores instruídos a trabalharem com a pessoa do espectro autista [TEA], esclarece Elaine.

 

Serviço
Lançamento do Projeto Autistas no Esporte
Quando: Sábado, dia 9 de junho, às 9h30
Local: Ginásio de Esportes Hermínio Espósito. Alameda Fernando Batista Medina, 42 – Centro, Embu das Artes
Quanto: Evento gratuito

 

Legenda: Secretário de Esportes Anderson Nóbrega e o garoto Bruno Gabriel Moreira Cunha que irá participar do projeto

Fonte: O Taboanense
Cadastrada em: 14/06/2018 10:09:11
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP