APAE de Itapetininga desenvolve projeto voltado aos autistas e seus familiares

Fundo de Projetos, desenvolvido com recursos do Vale Cap, tornou possível a implantação de importante projeto em Itapetininga

 

Com o objetivo de proporcionar aos autistas diversos progressos a APAE de Itapetininga desenvolveu o projeto Entenda quem é o autista. A iniciativa é fruto do Fundo de Projetos, criado pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP), com recursos do Vale Cap, e tem como objetivo financiar projetos das APAES e proporcionar o aprimoramento do atendimento prestado as pessoas com deficiência.

 

De acordo com Gisele Arruda, assistente social da entidade, o projeto possibilitará ao autista um espaço adequado para sua estimulação. “ O intuito é proporcionar uma melhoria da autoestima, na convivência e na melhoria da socialização, na motricidade e nas relações interpessoais. Trabalhar o potencial criativo de forma significativa, respeitando seu tempo, a sua característica e sua rotina, além de melhorar a comunicação alternativa”, explica a assistente social.

 

 

Trabalho com a família

 

Além de trabalhar com o autista, o projeto irá oportunizar as famílias, conhecer por meio de oficinas, os benefícios das atividades com vídeos educacionais, a existência de outros recursos, como DVDs, aplicativos para celular de baixo custo e ainda seleção de programas educativos existente na programação televisiva, mostrando assim que existem outras formas de ensinar a rotina do mesmo com tecnologias inovadoras.

 

Ainda de acordo com Gisele, o encontro com as famílias trará qualidade de vida aos autistas e suas famílias. “O trabalho com as famílias ocorrerá através de encontros, de forma teórica e pratica, objetivando vivencias do mundo do autista, correlacionando com os recursos disponíveis de cada família, visando melhorar a qualidade de vida dos mesmos”, explica. 

 

Os equipamentos de recursos audiovisuais, como datashow, equipamentos para sonorização, TVs, notebooks, tablets e carrinho móvel já foram adquiridos pela APAE de Itapetininga que já está estruturando a sala para que o espaço comece a atender 40 autistas e suas famílias.  

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 25/05/2018 09:09:22
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP