Plataforma irá financiar filme sobre educação inclusiva

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas no mundo vivem com alguma deficiência, seja física, intelectual, visual ou auditiva. Com o objetivo de promover uma reflexão sobre o tema da educação inclusiva, estão abertas as inscrições para o 2º Edital VIDEOCAMP de filmes.

 

VIDEOCAMP é uma plataforma online e gratuita, lançada em 2015 pelo Alana, com o objetivo de apoiar, selecionar e promover filmes com temáticas relevantes para a sociedade. Com apoio institucional do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a ideia do segundo edital é selecionar uma produtora para realizar um filme que sensibilize o público sobre a importância da inclusão na sociedade, de forma a possibilitar mais oportunidades para aqueles que possuem algum tipo de deficiência.

 

Segundo a coordenadora do VIDEOCAMP, Josi Campos, a ideia da criação da plataforma surgiu da vontade de acompanhar a trajetória de filmes que eram enviados para o Alana e avaliar o impacto que a disseminação dessas obras causavam. “Junto com a produtora Maria Farinha, decidimos criar uma plataforma que fosse aberta para que qualquer realizador pudesse compartilhar sua obra audiovisual, desde que seja capaz de despertar um pensamento crítico ou trazer algum tema relevante à pauta”.  

 

Usar o cinema para divulgar e incentivar o debate sobre temáticas socialmente importantes é, segundo Josi, uma forma de levar informações muitas vezes complexas de forma muito simples a diversos públicos.

 

“A nossa missão é usar o audiovisual como ferramenta de informação e de cultura, porque nós sabemos que ela transforma e informa. Além disso, existe essa magia por trás do cinema, e é ótimo que esse encantamento venha, muitas vezes, carregado de conhecimento. É possível, por exemplo, levar informações por meio dos filmes para pessoas que não são alfabetizadas ou que não têm acesso à leitura. Isso faz dele uma potência de comunicação”.  

Mais informações sobre inscrições e seleção, clique aqui. 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES-SP
Cadastrada em: 18/04/2018 09:50:55
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP