UniAPAE oferece curso de autismo TEACCH coordenado por Maria Elisa Granchi

A UniAPAE está com inscrições abertas para a 13ª edição do curso de Autismo TEACCH. O treinamento é coordenado por Maria Elisa Granchi, do CEDAP – Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas da APAE de Pirassununga/SP. O curso terá 40 horas, sendo que todas as aulas serão online, além de oferecer suporte de professores e certificado de conclusão. O investimento é de R$ 190,00.

 

Confira o conteúdo programático:

 

MÓDULO I: Caracterizando a clientela

 

Unidade 01

Autismo (histórico, definição, características, diagnóstico (M-CHAT, CARS, DSM – IV TR e CID 10) – leitura do texto I: “Transtorno do Espectro Autista”; leitura do texto II “Identificação precoce dos transtornos do autismo”; indicação de filmes; fórum de discussão dos textos I e II; tarefa prática: observação de um caso para levantamento dos sinais.

 

Unidade 02

Aprendizagem e autismo - texto III “Autismo e estilos de aprendizagem”, fórum de discussão e atividade (questionário).

 

MÓDULO II: O modelo TEACCH

 

Unidade 03

O modelo TEACCH (histórico, princípios, fundamentação básica, objetivos, teorias subjacentes; desmitificando o assunto) – leitura de texto IV “O programa TEACCH” e discussão dos itens para análise, participação no fórum.

 

Unidade 04

Método de Ensino, elaboração de atividades e critérios para a confecção de materiais; conhecendo os níveis de trabalho (nível I, nível II, nível III e nível IV) – leitura do texto V “Elaborando tarefas na perspectiva TEACCH”; discussão no fórum; atividade prática confecção de tarefas e aplicação com crianças com autismo; envio de relatório das atividades.

 

MÓDULO III: Adequações curriculares para o trabalho com autistas

 

Unidade 05

Currículo Escolar; Objetivos educacionais (educação infantil e ensino fundamental), leitura do texto VI “Conversando sobre objetivos educacionais”; discussão no fórum e chat e atividade (questionário com análise crítica).

 

Unidade 06

Adequando tarefas com apoio de estruturas visualmente mediadas; leitura do texto VII “Compreendendo o uso da estrutura na elaboração de materiais”. Atividade avaliativa: elaboração de tarefas estruturadas a partir de um material de origem.

 

Valor: R$ 190,00 (valor único)

Carga horária: 40 Horas

Inscrições: abertas

Data de realização: previsão 27/10 a 30/11

Público alvo: profissionais que atuam com alunos com transtorno do espectro autista de 3 a 14 anos, familiares e demais interessados. Aberto a toda sociedade.

Objetivo: com conteúdo disponibilizado pela Apae de Pirassununga/SP, tem como objetivo capacitar os participantes do curso para compreender o funcionamento das crianças com autismo, atualizar conceitos com relação ao diagnóstico condutual e seus efeitos sobre a aprendizagem; oferecer informações sobre o modelo TEACCH apresentado estratégias para as adequações curriculares necessárias dentro do proposto para cada nível de ensino/faixa etária.

Metodologia: leitura de textos, aplicação de questionários, indicação de filmes, realização de atividades práticas, participação em fóruns, chats e avaliação.

Certificado: Os  alunos que alcancarem 75% de participação, receberão o certificado validado pela Uniapae/Fenapaes.


Clique aqui para fazer a sua inscrição

Fonte: UniAPAE
Cadastrada em: 04/11/2014 15:45:21
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP