APAE de Areiópolis conquista Sala de Integração Sensorial

Só no ano de 2017, mais de 100 usuários foram atendidos na Sala de Integração Sensorial da APAE de Areiópolis  

 

Graças ao Fundo de Projeto, uma inciativa da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e Vale Cap, a APAE de Areiópolis conquistou sua Sala de Integração Sensorial. O objetivo do novo espaço é proporcionar o tratamento de crianças, adolescentes e jovens que apresentam problemas de aprendizagem, comportamento e movimento. Somente no ano de 2017, 113 usuários foram beneficiados pela Sala.

 

Algumas pessoas com deficiência intelectual ou com outras deficiências associadas apresentam alterações no processamento de informações do sistema sensorial: visão, audição, paladar, olfato, equilíbrio e movimento corporal. Diante disso, a sala vem colaborando com o aumento de entrada de informações sensoriais de forma controlada e planejada. “Trouxe muitos ganhos, nós temos muitos usuários aqui com problemas nessa parte sensorial, então eles estão tendo um avanço através do trabalho feito nessa sala, com os equipamentos”, conta Geisa Maria Ramos Pereira de Miranda, diretora pedagógica da APAE de Areiópolis.  

 

A Sala é composta por vários aparelhos, dentre eles casulo elástico, escada com cordas, pneus com corda, tatame, trapézio em madeira, entre outros. À medida que a pessoa tem oportunidade para receber estímulos sensoriais e lidar com os desafios do ambiente, por meio desses aparelhos, suas respostas adaptativas se tornam mais complexas e criativas, além de organizadas.

 

 

Sobre a Integração Sensorial

 

A integração sensorial surgiu nos anos 60 quando Jean Ayres, uma terapeuta ocupacional e psicóloga educacional, estudou o cérebro e a forma como este processava a informação sensorial. Através da metodologia desenvolvida acontece à integração das sensações, principalmente no sistema tátil, vestibular e proprioceptivo. Com o trabalho das atividades lúdicas e a participação ativa do usuário, há o aumento da habilidade de processamento das informações e respostas apropriadas aos estímulos.

 

As publicações de Ayres sobre integração sensorial abrangem um período de 30 anos a partir da década de 1960 até a década de 1980, e incluem estudos psicométricos, bem como ensaios clínicos e estudos de casos individuais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação FEAPAES -SP
Cadastrada em: 01/02/2018 10:16:50
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Tomaz Pedro do Couto, 471 - Distrito Industrial

CEP: 14406-065 - Franca - SP

Fone: 16 3403-5010

Fax: 16 3403-5015

E-mail: feapaes@feapaesp.org.br

Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-SP